NOTÍCIAS

Aplicadores do BTI recebem instrução

Publicado em 17/10/2018, Por Assessoria de imprensa

O verão se aproxima e está na hora de iniciar as aplicações do larvicida biológico BTI que combate o mosquito borrachudo. Secretaria de saúde juntamente com a Secretaria da Agricultura e Emater realizaram reunião com os aplicadores do produto e líderes das comunidades na manhã desta quarta-feira 17 de outubro na sala de reunião UBS. A reunião contou com a presença do palestrante Sr. Alessandro Alessio na qual passou informações aos participantes sobre as melhoras formas de evitar e combater o mosquito e informou os principais fatores contribuem para a proliferação do mosquito que são: a contaminação dos rios, o desmatamento, a redução de animais silvestres e o uso de agrotóxicos de forma inadequada nas lavouras. No encontro foi destacado também que todos devem se envolver na tomada de medidas para diminuir a incidência de mosquitos, que são transmissores de doenças e repassou algumas medidas a serem adotadas:

- Manter pocilgas e estábulos longe de rios ou riachos para que eles não fiquem contaminados com dejetos;

- Evitar o desmatamento e replante de trechos destruídos, preservando os inimigos naturais do borrachudo e impedindo o deslocamento dos mesmos;

- Somente utilizar agrotóxicos com orientação técnica e evitar, ao máximo, a contaminação de riachos;

- Evitar a pesca e a caça indiscriminadas para não matar os predadores dos borrachudos;

- Verificar a situação do esgotamento sanitário de sua residência para evitar a proliferação dos mosquitos. Também neste na oportunidade o Palestrante fez a demonstração de forma prática de como efetuar a vasão de rios e sangas e dosagem correta para cada aplicação. A administração municipal agradece a todos pela presença e principalmente pelo trabalho voluntário que é realizado pelas pessoas do município para aplicação do larvicida e Agradece o Sr. Alessandro Alessio pelas informações.