NOTÍCIAS

ALUNOS DE SANTA CECÍLIA DO SUL E REGIÃO FORMAM-SE NO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA (PROERD)

Publicado em 08/07/2019, Por Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul

Na noite desta sexta-feira (05), os alunos do 5º ano da rede pública de Ensino, das escolas Municipais Duque de Caxias e Pedro de Paula Moreira de Santa Cecília do Sul, juntamente com alunos dos municípios de Tapejara, Água Santa e Vila Lângaro (circunscrisão do 4º pelotão da BM), tiveram sua formatura pública do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). O evento foi realizado no CTG Manoel Teixeira.

O Programa, que atendeu alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, formou 316 alunos de 11 escolas destes municípios. Os alunos, juntamente com os professores, diretores, familiares, lideranças políticas e sociais lotaram o CTG.

Na noite foram conhecidos os contemplados com as melhores redações realizadas, entre os participantes, Vitória Pegoraro de Cezare e Carine Bortolotto, vencedoras representando o Município de Santa Cecília do Sul.

Vários prêmios foram doados pela comunidade: - Duas bicicletas aos 1º colocados gerais; - Curso de línguas para a melhor redação por turma; - Medalha ao segundo colocado por turma. - Duas bicicletas que foram sorteadas entre os alunos, na solenidade. Os patrocinadores destes prêmios são as seguintes entidades: - Sicredi e Acisat: Uma bicicleta cada entidade. - CCAA: dezesseis cursos de línguas estrangeiras - 3ºRPmon dezesseis medalhas - Prefeitura de Tapejara; Duas bicicletas para sorteio Também houve a participação dos CPMS das escolas e secretárias de educação dos municípios que auxiliam na organização do evento, bem como o CTG que disponibilizou o local com fim social para a realização do evento.

SOBRE O PROERD

O PROERD iniciado em 1998 no RS tem a base no projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistence Educacion), implantado nos Estados Unidos em 1983, pela professora Rutty Hellen presente em 50 estados Americanos. Atualmente está em 58 países e segue com fidelidade a programação prevista pela idealizadora, com a duração de dez semanas (ou dez encontros). O programa é ministrado por policiais militares voluntários, especialmente treinados com o objetivo de prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Entre os objetivos do PROERD está o ensino de boas estratégias de tomada de decisão, que ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. As estratégias são voltadas à capacitação do jovem que devem fazer escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania, valores éticos, morais e sociais que são trabalhados durante o curso, em conjunto família, escola e polícia militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência.